Feira de produtos orgânicos é realizada às sextas-feiras em Arraial d'Ajuda e, aos sábados, em P

Com apoio da Universidade Federal do Sul da Bahia, acontece todas as sextas-feiras, a Feira de Agroecologia com a comercialização de produtos orgânicos, das 8 às 13 horas, na Praça São Brás, atrás da Associação dos Taxistas, em Arraial d'Ajuda. Aos sábados, a Feira acontece em Porto Seguro. Experimente se alimentar com mais saúde, sob a coordenação da Rede de Agroecologia Povos da Mata.


Agricultura Orgânica avança em Porto Seguro

Mais seis agricultores de Porto Seguro já receberam a certificação orgânica, obtendo o reconhecimento da Rede Povos da Mata para comercializar seus produtos em feiras, supermercados e demais pontos comerciais. 80 famílias de pequenos produtores do município, incluindo diversas aldeias indígenas, estão participando do processo, iniciado em Porto Seguro pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, em abril de 2017.

De acordo com a coordenadora do projeto Selo Orgânico, da Seagri, Adriana Rocha, os procedimentos são individuais e para obter o selo, os agricultores não podem usar defensivos químicos em seus cultivos, participar de oficinas e capacitações, além de seguir uma série de exigências do Ministério da Agricultura e Rede Povos da Mata, coordenadora do processo de certificação.


Feiras livres

A evolução do cultivo de produtos orgânicos no município pode ser observada também a partir da implantação das feiras, onde são comercializados produtos livres de agrotóxicos, às sextas-feiras, na praça São Brás, em Arraial d´Ajuda, e aos sábados, no bairro Paraíso dos Pataxós. Para participar das feiras, que serão ampliadas para outras localidades, o agricultor deve estar há pelo menos seis meses no processo de certificação. "A agricultura orgânica traz a garantia de entregar um produto saudável e limpo para o consumidor", diz Adriana.

Segundo o secretário de Agricultura, Alimoar Bittencourt, que sempre apostou nesse filão, novos pontos de venda estão sendo criados, para garantir a comercialização dos produtos. "A agroecologia é mais um incentivo para os pequenos agricultores do nosso município, que poderão plantar mais e diversificar a produção, porque terá mais reconhecimento, além do aumento considerável na renda para suas famílias", enfatiza o secretário.

Ele agradece o apoio da prefeita Cláudia Oliveira, que desde o início tem se empenhado para implantar a certificação participativa em Porto Seguro, pioneiro na experiência no Extremo Sul e no Estado da Bahia.


Ascom – Prefeitura de Porto Seguro


Notícias em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga e Compartilhe
  • Instagram Arraial d'Ajuda Bahia
  • Facebook Arraial d'Ajuda

© Todos os direitos reservados.

Visite ARRAIAL D'AJUDA o ano todo - PORTO SEGURO - BAHIA - BRASIL

CENTRAL DE ATENDIMENTO, COMERCIAL E JORNALISMO - Informações, Dúvidas ou Sugestões pelo E-mail: atendimento@assecom.com.br

Administrado pela ASSECOM Assessoria de Comunicação

As informações contidas neste site são de inteira responsabilidade dos colaboradores