top of page

Museu de Porto Seguro é opção de lazer para moradores e turistas

Cresce o público de exposições de arte, mostras culturais e visitas aos equipamentos que remetem à história do Brasil na comunidade. "É um hábito que está sendo construído e incentivado por meio de projetos que estamos desenvolvendo no sentido de fomentar arte, cultura e preservação de raízes", frisa o superintendente de Cultura, Eráclito Santana, detalhando a riqueza do acervo do Museu de Porto Seguro, situado na Cidade Histórica.

Crescimento de visitas

O Museu construído numa antiga casa de câmara e cadeia, datada em 1772, tem a cada dia recebido mais visitas de moradores que reconhecem o equipamento como uma oportunidade de lazer para família, trazendo seus filhos para conhecer mais as origens dos povos e cultura brasileira. Também é grande o número de turistas que passam pelo local a fim de presenciar as exposições que remontam o período colonial. Além disso, durante todo o ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abre as portas do local para visitas gratuitas e orientadas a estudantes de várias escolas públicas e privadas, que são agendas com antecedência.

Só em 2018, o museu recebeu 12.268 pessoas. Apenas em dezembro 1.178 pessoas estiveram no local. Neste mês de janeiro o número já está na ordem de 942 visitas.


Mostras de arte

São seis salas que trabalham temas singulares sobre as raízes, hábitos e origem da identidade do país, com exposições permanentes e temporárias destinadas a mostras de arte e trabalhos de artistas locais.

Em uma das salas, os visitantes se encantam com a exposição indígena e seus rituais de passagens. Num outro, é possível apreciar registro de mapas e viagens que relembra o contexto da chegada dos europeus ao Brasil, suas técnicas de navegações e tipos de embarcações, como caravelas, naus e galeão, bem como o comércio que movimentava as expedições. A mostra que mais desperta interesse em quem vai ao museu é a antiga prisão colonial onde os acusados ficavam aprisionados em local mórbido, pouco refrigerado, úmido e algumas janelas com fortes grades de ferro fundido por onde podiam avistar a vila.

Quem quiser conhecer as obras de arte e exposições temáticas, basta adquirir o bilhete de entrada no próprio local, com pagamento da taxa em cartão de crédito. O espaço está aberto ao público durante os sete dias da semana, das 9h às 15h.

Importância social

"O museu de Porto Seguro é um espaço institucional da sociedade moderna que visa a perpetuação da história, atrativo turístico e oportuniza a reflexão social", pontua o secretário municipal de Turismo e Cultura, Paulo Cesar Magalhães, solicitando à comunidade e guias de turismo que recomendem o passeio.

"O museu pode ser um local de entretenimento, mas é também, e talvez o seja antes de tudo, um centro de pesquisa, preservação e apresentação de objetos, documentos e experiências que, de algum modo, se tornam raros à sociedade", destaca a prefeita, Cláudia Oliveira, frisando a importância da manutenção do acervo e da estrutura do museu, agradecendo as visitas e convidando todos a conhecer este importante acervo da história brasileira.


Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro


Notícias em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga e Compartilhe
  • Instagram Arraial d'Ajuda Bahia
  • Facebook Arraial d'Ajuda
bottom of page