top of page

Perspectiva hoteleira: o que o setor espera em 2019

Após um ano com desempenho positivo para o setor hoteleiro de Porto Seguro, favorecido com a elevação do destino à posição de terceiro mais desejado do Brasil, refletindo diretamente na ocupação dos meios de hospedagens, neste novo ano o segmento deve se tornar ainda mais movimentado.

A expectativa para 2019 se dá pelas análises sobre perspectivas de desempenho dos hotéis e pousadas, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo junto ao Sebrae e parceiros, que mostra otimismo no mercado mediante as estatísticas.

Somente nos meses da alta temporada são esperados 700 mil turistas, aproximadamente 50 mil pessoas por semana devem passar por Porto Seguro até o fim do Carnaval. Confirmando esta estimativa, prenúncio de crescimento da demanda, registrou-se pela linha viária a entrada no município de 1.274 ônibus, microônibus e vans desde outubro de 2018; quanto à linha aérea, em dezembro foram 893 voos, entre domésticos e internacionais, fora os computados já em janeiro.



Opinião

Na visão dos empreendedores, a sintonia da gestão com o trade tem gerado bons resultados. "Se apenas repetirmos os números de 2018 estaríamos satisfeitos, no entanto, estamos confiantes de que serão ainda mais promissores, por conta da confiança na visão aberta para o mercado e o trabalho significativo da pasta do Turismo em promover o destino", aponta o empresário do Portobello Hoteis e Resort, Cícero Sena.

"A promoção do turismo profissional é muito relevante junto aos agentes e operadores de viagem, bem como no diálogo conosco que representamos este importante segmento econômico do município, alinhando às ações estratégicas para atrair mais visitantes a Porto Seguro, que por si só, já é atrativa", frisa o empresário do Monte Pascoal Praia Hotel, Orlando Almeida, confiante no crescimento da demanda durante a alta temporada, com pico no Carnaval na primeira semana de março e equilíbrio durante o ano com base no trabalho a ser continuado pela gestão municipal no relacionamento com o mercado ao longo de 2019.



Ações estratégicas

O secretário, Paulo Cesar Magalhães, aponta a gestão profissional do turismo pela Prefeitura, por meio da pasta de Cultura e Turismo, "dedicada a projetos que valorizam a comunidade, história e cultura local; cooperação público-privada e a inovação da oferta ligada aos princípios de sustentabilidade seguidos pelas equipes dos setores de Melhoria da Experiência, Relacionamento com Mercado e Gestão Estratégica do Turismo, como iniciativas que enriquecem o segmento em Porto Seguro com reflexos diretos ao trade", explica, dando destaque à resposta de agentes de turismo e operadoras de viagens após participação do projeto de capacitações, promovendo mais vendas do destino para o verão e bônus da divulgação espontânea após a realização de vários press trips ao ano. "Cabe-nos a manutenção desse crescimento, recebendo cada vez melhor o turista, lembrando que esse fluxo em alta nos permite antecipar uma curva ascendente para este ano", conclui o secretário.

A prefeita, Cláudia Oliveira, explica que esse protagonismo põe Porto Seguro como um dos principais destinos de viagem na Bahia e no Brasil, consolidando cada vez mais a cidade como uma das primeiras escolhas na hora de viajar pelo país. "Isso se deve também pelo trabalho de divulgação, serviços estruturais no município, fomento de boas práticas e capacitações junto ao trade, bem como, a visão de preservação do nossos 85 quilômetros de praias e nossos cartões postais, apelo histórico e realização de grandes eventos", afirma.



Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro


Notícias em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga e Compartilhe
  • Instagram Arraial d'Ajuda Bahia
  • Facebook Arraial d'Ajuda
bottom of page