Arraial d’Ajuda ganha seu primeiro festival gastronômico
Pizzaria, casa mineira, cozinha de natureza, lounge bar, hamburgueria, bistrô. Com um cenário que celebra as belezas naturais e a arquitetura colonial, estes e outros estabelecimentos participam do circuito Esquina do Mundo, primeiro festival gastronômico de Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, no Sul da Bahia. Até o fim do mês de novembro, 44 restaurantes da região apresentam, além de menus convencionais, pratos criados para a ocasião.
Feito com massa artesanal, o fettuccine de frutos do mar ao molho pesto (R$ 60), do Baea Bistrô, foi elaborado a quatro mãos pelos chefs Lucas Guerreiro e Leonardo Ferreira. A especialidade da casa, que mistura cozinha mediterrânea e gastronomia regional, são versões personalizadas de pratos clássicos, com foco nos frutos do mar.
A proximidade com o mar influencia, ainda mais quando há a preocupação em oferecer alimentos frescos, afirma Pedro Bahia de Menezes, um dos donos do Baea e também do tradicional Rosa do Sertão, outro participante.
A cozinha do Rosa, criado em 1992, é regional, com receitas baianas e ingredientes orgânicos trazidos da fazenda do chef Adelso Fernandes Santos, no Vale Verde, a 15 quilômetros daqui.
Outro participante, o Arraial d’Ajuda Eco Resort, na Praia da Ponta do Apaga Fogo, referência em gastronomia, apresenta o seu fondue de coco com espetinho de camarão (R$ 45), preparado pelo chef Rui Filho. No creme à base de bechamel clássico, gruyère e espumante brut, servido no coco seco, mergulha-se o espeto de filé de camarão VG dourado na manteiga de garrafa.
Harmonia. Fondue de coco com espetinho de camarão do Arraial d’Ajuda Eco Resort Foto: fotos de divulgação/assay fotografia
O Sebrae, desde 2016 trabalhando para impulsionar a região, mapeou no ano passado os estabelecimentos. O resultado é o lançamento de um portal na internet (gastronomiadajuda.com.br) e a criação do festival.
Arraial vai além de suas igrejas, da arquitetura charmosa e das praias de águas mornas, afirma Rafael Braga, consultor do Sebrae e responsável pelo marketing do evento. O festival é uma celebração da pluralidade de sua gastronomia.
No sábado e no domingo, será montada a Vila do Sabor, série de atividades gratuitas na praça do Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda, das 16h30 às 23h. Haverá workshops, disputa de chefs, aula show, cozinha kids e shows. A programação pode ser consultada no site gastronomiadajuda.com.br/esquinadomundo.
Elisa Torres viajou a convite da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto Seguro e do Sebrae.
Mais informações, acesse www.arraialdajudabahia.com.br, compartilhe nas redes sociais @arraialdajuda_bahia #portoseguro #trancoso #caraiva #suldabahia #bahia