top of page

Porto Seguro - Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Terá início na próxima segunda-feira, 10 de fevereiro, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, em Porto Seguro. Com objetivo de imunizar crianças e adolescentes na faixa etária entre 5 e 19 anos, que ainda não foram vacinados contra a doença, o cronograma se estenderá até o dia 13 de março.

A diretora de imunização municipal, Jeane Medeiros, ressalta a necessidade dos pais e responsáveis levarem crianças e adolescentes de 5 a 19 anos para serem vacinados, incluindo No segundo parágrafo reforçar de levar as crianças e adolescentes ainda não vacinados contra o sarampo. "A vacina é a medida mais eficaz de proteção contra o sarampo, uma doença que pode deixar sequelas ou, nos casos mais graves, matar. Portanto, a secretaria de saúde está engajada em realizar um eficiente trabalho de imunização, mas conta como o apoio direto da família, ao acompanhar as crianças e adolescentes à unidade de saúde mais próxima", informa.

Documentos necessários

Cerca de 250 profissionais estarão trabalhando nas salas de vacina, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, durante o período. É necessário comparecer portando documento com foto, cartão de vacina e cartão SUS.

Dia de Mobilização

O Dia 'D' da campanha será no sábado,15 de fevereiro, das 8h às 14h, em todas as unidades de saúde da família. A campanha pretende alcançar 100% do público alvo não vacinado, no intuito de realizar atualização do calendário vacinal ou completar as doses do esquema básico.

A doença

O sarampo é causado por um vírus contagioso, cujo índice de contaminação chega a 90% em pessoas sem imunidade, que compartilham espaços com infectados, sendo transmitido através do contato com a pessoa infectada, quando ela tosse e espirra. Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta, no período de três a cinco dias após o início dos sintomas. Geralmente começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto, na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.

Secretaria de Saúde

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro



Notícias em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga e Compartilhe
  • Instagram Arraial d'Ajuda Bahia
  • Facebook Arraial d'Ajuda
bottom of page