Memórias de ARRAIAL D'AJUDA, Porto Seguro, Bahia

Caso tenha alguma notícia e fotos antigas, envie com legenda para o email atendimento@assecom.com.br

O Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro, litoral sul da Bahia. A pequena vila era habitada por índios, foi desenvolvida pelos portugueses que aqui chegaram a partir do século XVI e redescoberta pelos hippies na década de 70. Existem praias paradisíacas, natureza exuberante e construções rústicas e charmosas num ambiente bastante aconchegante e hospitaleiro.

 

Atrai turistas de todo o mundo e é considerado um ponto de encontro de artistas, escritores, músicos. Oferece atrações e serviços surpreendentes para toda a faixa etária. O DDD é 73 e o CEP 45816-000. Já a voltagem é 220 volts.

 

Culinária típica baiana com frutos do mar, com destaque para a bebida "capeta" e cerveja artesanal. A especialidade local é o peixe na telha. Além disso, são servidos pratos da cozinha internacional em diversos restaurantes distribuídos pela Rua Mucugê, Estrada da Balsa, Praça da Igreja e redondezas.

 

O clima é semi tropical e muito úmido. As chuvas ocorrem todos os meses do ano, normalmente durante poucas horas do dia (bom que o céu azul abre logo em seguida). Nos meses de maio e junho, costuma chover com mais frequência, comprometendo alguns passeios. A temperatura não varia muito durante o ano, sendo a mínima de 24°C e máxima de 32° C.

Atualmente, vem crescendo de maneira constante com disponibilidade de vários empreendimentos imobiliários, oferecendo casas de temporada e multi propriedades, num ambiente confortável, com serviços de primeira qualidade.

Durante a maré baixa, você pode aproveitar a calmaria da água, ou ainda algumas transparentes e quentes piscinas, que se formam em alguns pontos específicos entre o grande recife de coral. Já na maré alta, o mar fica um pouco agitado com algumas pequenas ondas. Não existe a prática de surf, apenas standup nas praias mais calmas,

Destaque para a famosa Rua Mucugê, conhecida como “a Rua mais charmosa do Brasil”. Seus restaurantes de gastronomia nacional e internacional, bares, lojinhas e conveniências instalados em construções rústicas se intercalam formando um complexo e charmoso emaranhado de atrações para todas as idades. Em diversos pontos existem muita música e animação! É realmente um shopping à céu aberto!

No centro histórico está a histórica Matriz de Nossa Senhora d'Ajuda, Santuário erguido em 1551, localizado num mirante maravilhoso com vista ao mar, onde é possível amarrar as fitinhas com seus desejos, além de pequenas e coloridas casas que abrigam diversas lojas, bares, sorveterias, artesanatos e serviços.

Visite também a travessia chamada Broaduei com diversas lojas, restaurantes e serviços. Destaque para a feirinha hippie da Praça com grande variedade de artesanato com muito bom gosto, além de constates apresentações musicais a céu aberto.

No extremo sul da Bahia são 17 aldeias indígenas Pataxó, sendo as mais próximas as de Barra Velha, Boca da Mata, Imbiriba, Meio da Mata, Aldeia Velha e a Reserva Indígena da Jaqueira. Algumas, abertas para visitação sob consulta.

 

Para quer se aventurar, existem passeios em Quadricíclos com trilhas paradisíacas pelas falésias e propriedades rurais monitoradas por guias treinados, ciclismo, parapente, kitesurfe, windsurfe, stand up paddle e caiaque, disponíveis para locação em algumas praias.

CAMPO DA AVIAÇÃO COMEMORA ANIVERSÁRIO DIA 03 DE MAIO de 1939

 

Inaugurado em 1939, o Campo de Aviação, localizado em Arraial d’Ajuda, também chamado de Parque Central, comemora seu aniversário dia 03 de maio. Criado para receber o maior evento de aviação civil da América Latina, em comemoração à chegada dos Portugueses ao Brasil, o Campo recebeu, naquela época, 22 aeronaves. Dentre os ilustres convidados deste histórico evento estavam o Almirante Chateaubriand e a primeira mulher a conseguir o brevet de aviadora no Brasil, a Decana Mundial da Aviação Feminina, Anésia Pinheiro Machado. O Campo foi usado como pista auxiliar durante a Segunda Guerra e funcionou como aeroporto até o início da década de 80. Fonte: Grupo de Pesquisa Memórias sobre o Campo de Aviação do Arraial d’Ajuda.

Arraial da Ajuda Bahia
Parque Aquático
Beco das Cores
Broduei
Caminho do Mar
Arraial da Ajuda
foto-painel-falesias-praia-lagoa-azul-arraial-dajuda-bahia
arraial-d-ajuda-pitinga
arraial_hd_800inv
arraial-2
camarao-grelhado-com-alho-poro-e-aspargos
Beco-das-Cores-620x414
fonte01
recife-fora2
observacao-das-baleias-em-arraial-dajuda
maxresdefault (1)
broduei-arraial-dajuda-ba-1387
Untitled-2
Untitled-4
001
pitinga
praia-do-mucuge
11
praia-de-taipe-arraial-d-ajuda-bahia-tres-estrelas-jeff-belmonte-flickr-creative-commons
ultraleve-praia-taípe-divulgação-Arraial-dAjuda-Ecoresort
maxresdefault
IMG-20171220-WA0012_1513795322472
parqueaquatico02
becodascores01
broduei01
caminhodomar03
DSCN2049
foto-painel-falesias-praia-lagoa-azul-arraial-dajuda-bahia
arraial-d-ajuda-pitinga
arraial_hd_800inv
arraial-2
camarao-grelhado-com-alho-poro-e-aspargos
Beco-das-Cores-620x414
fonte01
recife-fora2
observacao-das-baleias-em-arraial-dajuda
maxresdefault (1)
broduei-arraial-dajuda-ba-1387
Untitled-2
Untitled-4
001
pitinga
praia-do-mucuge
11
praia-de-taipe-arraial-d-ajuda-bahia-tres-estrelas-jeff-belmonte-flickr-creative-commons
ultraleve-praia-taípe-divulgação-Arraial-dAjuda-Ecoresort
maxresdefault
Praça da Igreja
Vista aérea da Praça da Igreja
Praça da Igreja
Santuário Nossa Senhora d'Ajuda
Praça da Igreja
Praça da Igreja
Praça da Igreja
Praça da Igreja
Rua do Mucugê
Rua Broaduei
Igreja Nossa Senhora D'Ajuda
Atrás da Igreja
Campinho
Ladeira
Estrada da Balsa
Screenshot_2018-05-04-16-27-47
Screenshot_2018-05-04-16-27-50

© Todos os direitos reservados.

Visite ARRAIAL D'AJUDA o ano todo - PORTO SEGURO - BAHIA - BRASIL

CENTRAL DE ATENDIMENTO, COMERCIAL E JORNALISMO - Informações, Dúvidas ou Sugestões pelo E-mail: atendimento@assecom.com.br

Administrado pela ASSECOM Assessoria de Comunicação

As informações contidas neste site são de inteira responsabilidade dos colaboradores