Memórias de ARRAIAL D'AJUDA, Porto Seguro, Bahia

Caso tenha alguma notícia e fotos antigas, envie com legenda para o email atendimento@assecom.com.br

O Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro, litoral sul da Bahia. A pequena vila era habitada por índios, foi desenvolvida pelos portugueses que aqui chegaram a partir do século XVI e redescoberta pelos hippies na década de 70. Existem praias paradisíacas, natureza exuberante e construções rústicas e charmosas num ambiente bastante aconchegante e hospitaleiro.

 

Atrai turistas de todo o mundo e é considerado um ponto de encontro de artistas, escritores, músicos. Oferece atrações e serviços surpreendentes para toda a faixa etária. O DDD é 73 e o CEP 45816-000. Já a voltagem é 220 volts.

 

Culinária típica baiana com frutos do mar, com destaque para a bebida "capeta" e cerveja artesanal. A especialidade local é o peixe na telha. Além disso, são servidos pratos da cozinha internacional em diversos restaurantes distribuídos pela Rua Mucugê, Estrada da Balsa, Praça da Igreja e redondezas.

 

O clima é semi tropical e muito úmido. As chuvas ocorrem todos os meses do ano, normalmente durante poucas horas do dia (bom que o céu azul abre logo em seguida). Nos meses de maio e junho, costuma chover com mais frequência, comprometendo alguns passeios. A temperatura não varia muito durante o ano, sendo a mínima de 24°C e máxima de 32° C.

Atualmente, vem crescendo de maneira constante com disponibilidade de vários empreendimentos imobiliários, oferecendo casas de temporada e multi propriedades, num ambiente confortável, com serviços de primeira qualidade.

Durante a maré baixa, você pode aproveitar a calmaria da água, ou ainda algumas transparentes e quentes piscinas, que se formam em alguns pontos específicos entre o grande recife de coral. Já na maré alta, o mar fica um pouco agitado com algumas pequenas ondas. Não existe a prática de surf, apenas standup nas praias mais calmas,

Destaque para a famosa Rua Mucugê, conhecida como “a Rua mais charmosa do Brasil”. Seus restaurantes de gastronomia nacional e internacional, bares, lojinhas e conveniências instalados em construções rústicas se intercalam formando um complexo e charmoso emaranhado de atrações para todas as idades. Em diversos pontos existem muita música e animação! É realmente um shopping à céu aberto!

No centro histórico está a histórica Matriz de Nossa Senhora d'Ajuda, Santuário erguido em 1551, localizado num mirante maravilhoso com vista ao mar, onde é possível amarrar as fitinhas com seus desejos, além de pequenas e coloridas casas que abrigam diversas lojas, bares, sorveterias, artesanatos e serviços.

Visite também a travessia chamada Broaduei com diversas lojas, restaurantes e serviços. Destaque para a feirinha hippie da Praça com grande variedade de artesanato com muito bom gosto, além de constates apresentações musicais a céu aberto.

No extremo sul da Bahia são 17 aldeias indígenas Pataxó, sendo as mais próximas as de Barra Velha, Boca da Mata, Imbiriba, Meio da Mata, Aldeia Velha e a Reserva Indígena da Jaqueira. Algumas, abertas para visitação sob consulta.

 

Para quer se aventurar, existem passeios em Quadricíclos com trilhas paradisíacas pelas falésias e propriedades rurais monitoradas por guias treinados, ciclismo, parapente, kitesurfe, windsurfe, stand up paddle e caiaque, disponíveis para locação em algumas praias.

CAMPO DA AVIAÇÃO COMEMORA ANIVERSÁRIO DIA 03 DE MAIO de 1939

 

Inaugurado em 1939, o Campo de Aviação, localizado em Arraial d’Ajuda, também chamado de Parque Central, comemora seu aniversário dia 03 de maio. Criado para receber o maior evento de aviação civil da América Latina, em comemoração à chegada dos Portugueses ao Brasil, o Campo recebeu, naquela época, 22 aeronaves. Dentre os ilustres convidados deste histórico evento estavam o Almirante Chateaubriand e a primeira mulher a conseguir o brevet de aviadora no Brasil, a Decana Mundial da Aviação Feminina, Anésia Pinheiro Machado. O Campo foi usado como pista auxiliar durante a Segunda Guerra e funcionou como aeroporto até o início da década de 80. Fonte: Grupo de Pesquisa Memórias sobre o Campo de Aviação do Arraial d’Ajuda.

© Todos os direitos reservados.

Visite ARRAIAL D'AJUDA o ano todo - PORTO SEGURO - BAHIA - BRASIL

CENTRAL DE ATENDIMENTO, COMERCIAL E JORNALISMO - Dúvidas ou Sugestões (13) 3561.8382 ou (13) 99711.3376 (whats)

Envie informações sobre Arraial d'Ajuda pelo E-mail: atendimento@assecom.com.br

Administrado pela ASSECOM Assessoria de Comunicação

As informações contidas neste site são de inteira responsabilidade dos colaboradores