top of page

Cuidado materno e proteção ao bebê no Agosto Dourado

Agosto é o mês do aleitamento materno, período oportuno para abordagem sobre a importância da amamentação. A Secretaria de Saúde de Porto Seguro, juntamente com a equipe de Atenção Básica, tem promovido durante esse mês, relevantes atividades, em todas as unidades de saúde, com o intuito de reforçar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para as mães quanto para as crianças, ao fortalecer o vínculo emocional e a transmissão de nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável da criança.


Atuação multidisciplinar

Na manhã de terça-feira, 21, a unidade de saúde do Cambolo reuniu grávidas e também mães com bebês de colo. A adesão foi grande. As mulheres participaram de uma programação especial voltada só para elas. O evento contou com envolvimento multidisciplinar, que incluiu enfermeiros, médicos, odontólogos, agentes comunitários, profissionais do NASF, entre eles: nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo. A descontração aconteceu durante o sorteio de brindes e o lançamento do grupo "palpiteira é a vó", que integra a parceria familiar junto as gestantes.

"O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que a criança recebe até os seis meses. A amamentação exclusiva durante esse tempo traz muitos benefícios ao bebê, com ele as chances são menores para desenvolver doenças ou, caso esteja doente, o leite ajuda a se recuperar mais rapidamente, pois possui todos os nutrientes que precisa para crescer e se desenvolver", explica a enfermeira Roberta Serra.


Atendimento humanizado

O evento destacou-se inicialmente pelo acolhimento as futuras mamães e as que já possuem experiência com a maternidade. Entre as diversificadas abordagens, destaque para a roda de conversa que tratou a respeito dos desafios que envolvem a maternidade a partir de temas, como: rede de apoio familiar e de serviços especializados com atuação dos profissionais de saúde no processo da amamentação e mudança de vida da mulher com o nascimento da criança.

Também foram discutidas questões relacionadas aos métodos que devem ser usados nas mamas, a fim de evitar fissuras e mastite (inflamação) no período da pega do bebê, além dos procedimentos adequados que impossibilitem o empedramento do leite.


Técnicas de relaxamento

Como forma de proporcionar um período ainda mais agradável, as mamães foram envolvidas na prática da organização emocional. Durante a ação, elas tiveram acesso aos procedimentos de respiração adequada, para recompor as emoções, bem como técnicas de relaxamento do corpo.


Secretaria de Saúde

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro


Notícias em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga e Compartilhe
  • Instagram Arraial d'Ajuda Bahia
  • Facebook Arraial d'Ajuda
bottom of page